Esforços Mecânicos

Muitas e variadas aplicações envolvem a medição de força, ou a resistência do produto a uma força aplicada. Esta ampla gama de ensaios é atendida pela LabMor, tanto em ensaios padrão quanto ensaio especiais.

Esforços Mecânicos

Os ensaios de esforços mecânicos consistem num importante polo de atuação da LabMor. Temos os ensaios padronizados e os ensaios especiais. Os ensaios padronizados são os ensaios de tração em corpos de prova, no tradicional formato de “gravata borboleta” (ou “gravatinha”). Estes ensaios medem propriedades dos materiais (tensão de escoamento, tensão de ruptura, alongamento). Temos células de carga que cobrem a faixa de 0 a 2 toneladas, temos extensômetro de pequenas deformações, para medir alongamento de materiais rígidos e extensômetro de grandes deformações para matérias semi-rígidos ou flexíveis (borracha). Os ensaios são realizados utilizando-se as normas comuns do mercado, ASTM, ISO ou ABNT NBR.

Outra linha importante de ensaios que a LabMor atende com empenho são os esforços mecânicos especiais. Normalmente são ensaios do produto, nos quais é necessário se estudar a adequação entre o produto e o equipamento de teste. Temos diversos e variados dispositivos para os ensaios especiais, e sempre há situações novas que nos desafiam a estudar e propor alternativas para os testes.

Realizamos também ensaio de torque. Nosso sistema atinge torques de 0 a 350Nm, que é valor alto de torque, que permite por exemplo ensaio de parafuso bitola M20.

 

ENSAIOS MECÂNICOS NORMA
Adesão ao cisalhamento ASTM D5868
Adesivos, Peel Test (90º, 180º) ASTM D3330
Coeficiente de Atrito ASTM D1894
Compressão de Espuma ISO3386-1, ISO3386-2
Compressão de Plástico ASTM D695
Flexão de Plástico (resistência a flexão ASTM D790, ISO178
Resistência ao rasgo de Borracha ASTM D624
Teste de Torque (até 750 Nm) AAR S470
Tração de Borracha (resistência a tração, alongamento) ASTM D412
Tração de Plástico (tensão/along de escoamento, tensão/along de ruptura, módulo) ASTM D638, ISO527-2

Solicite-nos um ORÇAMENTO

Preencha os campos do formulário que retornaremos o contato o mais breve possível.

A Labmor é a especialista de laboratório para a sua empresa.

image