fbpx

ABRASÃO

Ensaios que atestam o desgaste abrasivo do produto, que é a perda de massa provocada pela passagem de material abrasivo sobre uma superfície a ser mensurada.

Os ensaios de abrasão se dividem em Abrasão Circular e Abrasão Linear.

Abrasão Circular

Ensaios que utilizam rodas abrasivas normalizadas (CS-10, CS-17, H-18, etc.) que se desenvolvem a partir da norma ASTM D4060 (há outras equivalentes) e submetem a amostra a uma certa quantidade de ciclos, avaliando o comportamento da amostra e/ou de sua camada protetiva (pintura, revestimento) de acordo com abrasão provocada pelo contato rotativo com a roda.

A avaliação pode ser visual ou quantitativa, através da diferença de peso (em mg) entre a amostra virgem e a testada. Os ensaios podem ser realizados com pesos adicionais sobre as rodas para severizar a abrasão.

Abrasão Linear

Ensaios típicos de montadoras (diversas normas) que consistem em realizar o movimento linear de uma ponta de teste sobre a amostra. Essa ponta de teste pode ser um simples lápis ou um objeto cortante, pontiagudo, arredondado, com uma lixa na base, existem diferentes configurações. 

O ensaio linear também é usado para ataque químico em amostras: embebendo a ponta de teste revestida com tecido em algum produto químico e aplicando repetitivamente sobre a amostra.

Confira os ensaios disponíveis nessa área

TIPO DE ENSAIO NORMA
Resistência à abrasão pelo método Taber Abraser (circular)
ASTM D4060/2019, GMW3208, Toyota TSL3600G, TSL5704G, ASTM D44 1237, Renault D44 1237
Abrasão Linear
NTW 32002, GMW14130
Resistência ao esfregamento
D45 1010
Resistência ao riscamento
D42 1775
Scratch resistance
PV3952
Mar Resistance
PV3974

Solicite um orçamento

Preencha os campos do formulário que retornaremos o contato o mais breve possível.

A Labmor é a especialista de laboratório para sua empresa.