Os ensaios de IP do segundo numeral característico com arcos giratórios englobam dois tipos de teste, o de grau IPX3 e o de grau IPX4, com algumas diferenças entre um e o outro.
Ambos utilizam o mesmo equipamento, arcos giratórios que disparam jatos de água em formato de feixe no equipamento cobrindo diferentes ângulos da peça, assegurando, caso o equipamento passe no teste, uma boa vedação de seu interior.
A vazão equivale a 0,07L/min por furo e cada um dos testes possui mínimos e máximos de número de furos, e portanto vazão d’água, diferentes. O número de furos em cada arco depende de seu tamanho, e o tamanho do arco utilizado em cada teste depende do tamanho do equipamento a ser testado.
O valor mínimo de vazão de um teste de grau IPX3 é de 0,56L/min e seu máximo é de 4,7L/min. Em contrapartida, o valor mínimo de vazão de um tesde de grau IPX4 é de 0,84L/min e seu máximo é de 7,0L/min.
As principais diferenças entre os ensaios de grau IPX3 e IPX4 são o ângulo de incidência dos jatos e o ângulo de giro dos arcos.
Nos ensaios de IPX3 os arcos giram até 60° relativo à linha vertical para ambos os lados e seus jatos têm um ângulo de incidência de 60° para ambos os lados, enquanto nos ensaios de IPX4 os arcos giram até 180° relativo à linha vertical para ambos os lados e possuem um ângulo de incidência de 90° na vertical para ambos os lados.
O motor gira o arco a 10rpm. Além disso, a peça é girada em 90° na horizontal após 5 minutos de teste, e após isso os jatos continuam por mais 5 minutos, totalizando 10 minutos de teste.
O motor também gira o arco a 10rpm, mas como dessa vez o arco gira a 180°, ele terá feito toda a sua trajetória, passando por todos os lados da peça e assegurando sua vedação completa. Diferentemente do teste de grau IPX3, a peça não é girada, visto que o jato já cobre todos os seus lados, mas a duração total do teste é a mesma, de 10 minutos.
Caso a peça testada passe pelos ensaios ilesa, com o grau IPX3 podemos concluir que todos os lados da peça exceto a parte de baixo são resistentes à água ejetada à uma pressão moderada.
A conclusão que se tira com o grau IPX4 é similar, com a diferença que todos os seus lados são alvejados pela água, incluindo a parte de baixo, garantindo a impermeabilidade completa da peça.
Cada teste requer um equipamento específico e condições controladas para obter resultados precisos e repetitivos.
A Labmor é uma empresa especializada na realização de ensaios de IP, oferecendo serviços precisos e confiáveis. Com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de última geração, garantimos que seus produtos atendam aos mais rigorosos padrões de segurança. Entre em contato com a Labmor para realizar seus ensaios de IP e assegurar-se de que a segurança de seus produtos não será comprometida.