O nome é um pouco autoexplicativo, mas existem mais detalhes necessários para sua descrição.
Essa categoria de ensaio de IP contra o ingresso de água engloba os testes de grau IPX5 e IPX6, com diferenças significativas de escala entre os dois, onde a mangueira é utilizada para disparar água na peça e testar sua resistência contra o ingresso da água no objeto.
As únicas diferenças entre os testes de grau IPX5 e IPX6 são a vazão de água e o tamanho do bico da mangueira. Enquanto a mangueira do IPX5 é comparável a uma mangueira convencional, a do IPX6 é comparável a uma mangueira de bombeiro.
A mesa em que a peça está apoiada gira a 5 rpm e a mangueira fica a uma distância de 2,5 – 3 metros da peça. O ensaio dura 1min/m² da área da superfície calculada do invólucro, com um mínimo de 3 minutos.
Enquanto a mangueira do IPX5 tem um bico de 6,3mm de diâmetro e despeja 12,5L/min de água, a mangueira do IPX6 tem um bico de 12,5mm de diâmetro e despeja incríveis 100L/min de água.
Após o encerramento de um ensaio de grau IPX5, conclui-se que a peça é resistente a exposição a quantias moderadas de água, enquanto após o encerramento de um ensaio de grau IPX6 conclui-se que a peça resiste à exposição e o impacto de extremas quantias de água.
Cada teste requer um equipamento específico e condições controladas para obter resultados precisos e repetitivos.
A Labmor é uma empresa especializada na realização de ensaios de IP, oferecendo serviços precisos e confiáveis. Com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de última geração, garantimos que seus produtos atendam aos mais rigorosos padrões de segurança. Entre em contato com a Labmor para realizar seus ensaios de IP e assegurar-se de que a segurança de seus produtos não será comprometida.